quinta-feira, 24 de março de 2011

a variação do Cupido

Comentei com a minha professora ontem que meu sonho é dançar a variação do Pássaro Azul, da Bela Adormecida. A maioria das leitoras do blog já sabem que sou apaixonada por ela. Minha versão favorita (e já decorada na meia ponta! rs) é a do Royal, com Sarah Lamb.

Eu comentei com a Mônica que acho a coreografia muito simples (atenção: quando digo "simples", não quero dizer que a técnica seja fácil) mas, ainda assim, uma das mais lindas que já vi. Ela me respondeu que acha a variação do Cupido, de Dom Quixote, mais fácil ainda de aprender. Eu já assisti Dom Quixote ao vivo, com a Cia Brasileira de Ballet, mas por não ser um dos meus ballets favoritos, nunca assisti completo de novo. Fui então procurar no YouTube e... não achei simples e fácil assim não. haha O que vocês acham?



Clique aqui e assista também a variação com Alina Cojocaru.

Para comprarar:

20 comentários:

Gabrielle Nemer disse...

Acredita que comecei a gostar da Sarah Lamb por sua causa? O ballet Dom Quixote nunca me atraiu muito. Já o pássaro azul, bem, ele é simplesmente maravilhoso. Sobre a coreografia, acredito que Dom Quixote é um pouco mais difícil... não sei.

beatriz disse...

eu também achei mais fácil de aprender, mas fazer com a perfeição que ela fez, e levantar as pernas naquela altura...ai complica HAHA

Cássia disse...

Com todo o respeito a sua professora, fico com você: a Variação do Pássaro Azul é bem mais simples que a Variação do Cupido. E no caso do Pássaro, a perna não precisa ser tãããão alta para uma bailarina que não é profissional, a 90º está de bom tamanho. Parece que não, mas para esses atittudes todos do Cupido é necessário ter uma boa técnica de pontas para sustentá-los. Não estou dizendo que você não tem essa técnica, tá? ;) Mas acho sim que o Cupido vem depois do Pássaro, na escala crescente de dificuldade.

Grande beijo.

*May Lopes disse...

Eu creio que o que nos fascina no ballet é justamente isso.Quando víamos achávamos fácil,mas depois que começamos a fazer aula...força na peruca!
Beeijos!

Fernanda disse...

Como a May Lopes já disse,olhando assim parece fácil,mas dançar é outra história...
Não tinha visto essas variações com essas bailarinas ainda,adorei!!Obrigada Carol.

Um dia a gente consegue dançar as duas ;D

Marina disse...

Uma amiga amnha já dançou cupido e pássaro azul, ela disse que passáro azul foi mais fácil de aprender do que cupido.
Não tenho o video dela dançando cupido, mas ta aqui o de Pássaro Azul: http://www.youtube.com/watch?v=NVaY1eZMrWo

clara vitória disse...

bom, eu AMO Don Quixote e o meu sonho é dançar Kitri (um terror pra iniciantes). Mas confesso que eu também tenho a coreografia do pássaro azul decorada na meia ponta !
E em comparação com a do cupido, acho o pássaro azul bee mais fácil. E acho que ele combina super com você !

Uma dica: ouça a sua intuição e dance o que você mais gostar !

Letícia disse...

Achei meio difícil, mas eu já asisti a do pássaro azul e não achei tão difícil assim, bjs passa no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs

Thamara disse...

Pássaro azul me parece mais simples por ser mais lenta. O que "pega" no Cupido é o início, pois o fim é beeem tranquilo. Passos rápidos porém simples. As passagens no início dos attitudés inicias que complicam um pouco mesmo! Pra quem tem essa agilidade e força no pé pra fazer as passagens, acredito que cupido é mais fácil, tem menos movimentações no palco, enfim, acho as duas lindas!

Julimel disse...

Oi Carol!!!
Amo as duas coreografias...
Se eu dançar a cena "O Sonho de Don Quixote" com certeza quero ser o cupido!!! Vc já viu a variação dançada na versão do ABT de 83??? É simplesmente LIN-DA!!!

Agora vc me perdoe. Já assisti sete versões diferentes da Bela Adormecida (inclusive com Sarah Lamb e Natalia Makarova no Pássaro Azul), mas pra mim a Tatyana Terekhova é IM-BA-TÍ-VEL como Princesa Florine (versão do Kirov de 89). Ela é uma das minhas bailarinas preferidas e uma inspiração pra eu dançar melhor!
Ainda quero fazer um post sobre as minhas divas da dança kkkkk.

Bjinhos minha linda!!! seu blog é demais!

Julimel disse...

E comentando sobre as coreografias, realmente a do Pássaro azul é bem simples e acho que é bem fácil tambem, eheheheh. A do cupido, nem tanto, rs. Mas quero dançar as duas!!!! \o/

Alias, gostaria de sugerir. Faz um post com um top 5 das coreografias que vc mais gostaria de dançar (contando com o Pássaro Azul, rsrsrs).

Bjocas!

Jade Christinne disse...

Oiii Carol!
Então, simplesmente adorei a versão do Cupido. Mas, o pássaro azul é maravilhosooo! E acho que também é mais fácil!
Porém, não há nada que seja impossível para aquela bailarina que se esforçar e realmente se dedicar! Se quiser dançar o pássaro azul, DANCE!
E se quiser dançar o Cupido, não se limite a dizer que é impossível ou "muuito difícil"... VOCÊ CONSEGUE!

Beijos e Boa Sorte flor!

P.S: Quem quer dançar os dois levanta a mão! \O/\O/\O/\O/\O/ rsrsr'

Kelly disse...

Achei que cada coreografia tem seus pontos de dificuldade. Nenhum para mim assemelha-se a facilidade. O Passaro Azul, 'e simples e sereno. Da para encanta ruma plateia imensa com uma coisinha bem simples mas perfeita. Ja a de Dom Quixote, 'e mais rapida e talvez por isso seja mais dificil, fora que a repeticao continua de passados pode confundir a cabe'ca as vezes. Abra'cos

Camis Morilhas disse...

Sarah Lamb nao e a Duble da Natalie Portman no filme, que esta fazendo o maior barraco na imprensa???? rsrsrsrsrsrsrsrsrs

monica disse...

hahaha
também carol, vc pegou umas das versões mais difíceis e completas em movimentos que existem!!! As que costumo repassar para as minhas alunas é o da ópera de paris e do Royal, atiguinhas... Não me lembro qual década. Mas vou pesquisar nos meus VHS e te falo! Ainda acho a de CUPIDO mais fácil! hahahaha
beijooo!

Theodoros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Theo disse...

Achei Pássaro Azul mais simples, mas, achei Cupido mais bonito *-*

Marcela disse...

aiin ameei *-*

Anônimo disse...

Bem eu danço Cupido na escola de dança que eu frequento e assim eu não acho muito difícil mais também não é facil mais assim quem quer consegue so não consegue quem não quer é o que o meu professor diz e outro detalhe é que Variação de Passaro Azul é masculino o Feminino se fala Princesa Florine vc precisa estudar mais para manter esse blog em alta porque se vc não sabe sobre o ballet não pode falar dele!!! É so isso Fica a Dica!!

Lisa disse...

Sério... Muitos são os que dizem que a variação de cupido é fácil.... Porém ela consegue ser mais complicada do que a simples pássaro azul. As duas ,como qualquer outra, demandam de grande técnica, porém a de cupido por ser uma variação bem característica deve ser feita bem alegre e com a música rápida. Com o passar dos anos isso foi se distorcendo e a variação veio perdendo o seu verdadeiro sentido. Atualmente são poucas as que fazem essa variação realmente como deve ser : rápida e vivaz. Para isso precisa-se de mais técnica pois os pés não podem se afrouxar mesmo com a extrema rapidez da variação! Quem dizer os balances em attitudes e controle de pernas. Não, cupido não é nada fácil!!!